Mundo

Agência da ONU elogia EUA por retomar fundos para programas contra HIV


Na quarta-feira, 29 de janeiro de 2025, o Unaids, programa da ONU para HIV/Aids, ficou satisfeito com a reabertura do financiamento do governo dos Estados Unidos para medicamentos que ajudam milhões de pessoas vivendo com o vírus HIV. 

Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA, anunciou a “Isenção Humanitária de Emergência”, que permitirá que pacientes em 55 países continuem a ter acesso a tratamentos financiados pelos Estados Unidos.

A Organização Mundial da Saúde havia alertado sobre a ameaça global à saúde das pessoas com HIV, destacando que 39,9 milhões de pessoas viviam com o vírus em 2023. Para a diretora-executiva do Unaids, a nova decisão traz esperança e reconhece a importância do programa na luta contra a Aids. 

A isenção garante a continuidade do auxílio humanitário, incluindo medicamentos e serviços médicos essenciais, e a agência da ONU continuará a trabalhar para oferecer cuidados a todos afetados pelo HIV. Além disso, as iniciativas incluem apoio a crianças órfãs e vulneráveis.

Fonte: ONU NEWS

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo