Costa Rica

Costa Rica decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco

Jorge Mario Bergoglio, conhecido como Papa Francisco, faleceu nesta segunda-feira, 21 de abril de 2025, no Vaticano, aos 88 anos de AVC e Insuficiência Cardíaca. O primeiro pontífice latino-americano deixa um legado significativo de tolerância e diálogo, tendo promovido reformas importantes, acolhido minorias e priorizado os pobres.
 
O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, anunciou luto oficial de sete dias no município em homenagem ao falecimento do papa. “É declarado luto oficial em todo o território do Município de Costa Rica/MS, pelo período de sete dias, contado a partir da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Jorge Mario Bergoglio, Sua Santidade o Papa Francisco. Serão tributadas honras fúnebres de Chefe de Estado, conforme estabelece o decreto da Presidência da República, publicado no DOU em 21 de abril de 2025″, afirma o decreto.
 
As bandeiras em frente ao Paço Municipal serão hasteadas a meio-mastro, simbolizando o luto nos prédios públicos.
 
O papa Francisco, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por quase 12 anos, foi o 266º pontífice. Ele foi escolhido como novo líder da Igreja no dia 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave que elegeu seu predecessor, Bento XVI, mesmo contra sua própria vontade.
 
“A humanidade perde hoje uma voz respeitável e acolhedora”, declarou o prefeito em suas redes sociais. “O Papa Francisco nos deixou um legado exemplar ao viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais necessitados. Que Deus conforte todos aqueles que sofrem com essa imensa perda ao redor do mundo. Em sua memória e em homenagem à sua obra, decreto luto de sete dias no Município. O Santo Padre se vai, mas suas mensagens continuarão gravadas em nossos corações.”

Fonte: Assecom / PMCR / Vaticano / Silvestre de Castro – Jornalista e Radialista

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo